Genial Care

Pesquisar
Dias
Horas
Minutos

Sintomas de autismo: saiba quais são e como identificá-los

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que se manifesta de maneira única em cada pessoa.

Cada pessoa com autismo têm suas próprias necessidades e habilidades, o que torna essa condição muito diversa. Algumas pessoas no espectro podem necessitar de apoio extra em suas atividades diárias, enquanto outras são mais independentes.

Neste texto, abordaremos os sintomas do autismo em diferentes faixas etárias e discutiremos as intervenções essenciais para promover o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas com TEA.

Nota importante: Apesar do termo sintomas de autismo ser bem comum, o TEA não é uma doença, mas sim um transtorno.

Por esse motivo, o termo mais correto para se referir são sinais de autismo. Neste conteúdo, usamos os dois termos, de modo que as pessoas que procuram por “sintomas de autismo” consigam chegar até essa informação e esclarecer suas dúvidas.

O que é autismo?

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza pela dificuldade em aspectos como engajamento ativo, comunicação funcional e regulação emocional.

Sendo uma condição neurológica, ele impacta na forma que essas pessoas vêem e interagem com o mundo, mas, sempre de forma singular, sendo diferente para cada pessoa. Isso significa que cada pessoa com autismo é única. Algumas podem precisar de ajuda extra para realizar tarefas diárias, enquanto outras são mais independentes.

Quais são os sintomas de autismo?

Os primeiros sinais de autismo podem surgir por volta dos 18 meses do bebê, e o diagnóstico pode ser fechado antes da criança completar dois anos de idade. Mesmo quando bebês, crianças no espectro apresentam características como foco excessivo em determinados objetos e raro contato visual.

Em alguns casos, a criança parece se desenvolver tipicamente até o segundo ano de vida e começa apresentar os sintomas de autismo após esse período, é o que especialistas chamam de autismo regressivo. Além disso, os sinais mais comuns do espectro são aqueles conhecidos como díade do autismo:

Dificuldades na comunicação social e interação social

  • Ausência ou dificuldade de fala: muitas vezes, pessoas autistas apresentam compreensão reduzida da fala, falar em eco, dificuldade de entonação e uso de linguagem exclusivamente literal;
  • Falta ou ausência de contato visual: muitas crianças autistas, desde muito pequenas, não fixam o olhar nos olhos do outro em uma interação ou conversa. Elas também têm dificuldades com gestos, expressões faciais e corporais;
  • Imagem corporal rígida, exagerada, ou diferente do esperado pelos padrões sociais: isso também está diretamente relacionado à dificuldade para coordenar a comunicação não verbal com a fala;
  • Dificuldade de interagir: o que implica em dificuldades para brincar com outras crianças, fazer amizades, iniciar interações e se relacionar com os outros;
  • Prejuízos na interação social: muitos autistas, mesmo adultos, têm dificuldade no processamento de respostas a situações sociais mais complexas, como, por exemplo, saber quando entrar em uma conversa, ou o que se deve ou não dizer. Pessoas diagnosticadas com autismo raramente dominam essas habilidades sociais, e não entendem ironias e possíveis mentirinhas ou brincadeiras.

Padrões restritivos e repetitivos

  • Fixação ou fascínio por certos objetos: normalmente se manifesta pela criação de rituais e fixações por certos temas, brinquedos, objetos, personagens, etc. É comum utilizarem brinquedos de maneira peculiar, que lhes seja interessante, e podem também ter certo fascínio por luzes e objetos que piscam e giram;
  • Movimentos repetitivos com o corpo ou fala: (estereotipias e ecolalia): com seus próprios corpos, abanam as mãos, estalam os dedos, e balançam o corpo. Por meio da fala, apresentam ecolalia de palavras, frases e letras, ou seja, repetição mecânica de palavras ou frases que ouvem.

Vale lembrar que nem todas as pessoas com autismo apresentam todos esses sinais, assim como muitas pessoas que não estão no espectro podem apresentá-los. Por isso, se houver suspeitas é importante buscar ajuda profissional para o diagnóstico de autismo.

Manuais diagnósticos do autismo

Para diagnosticar o autismo, os profissionais usam manuais como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e a CID-11 (Classificação Internacional de Doenças e Transtornos Mentais). Esses documentos fornecem regras e critérios para os diagnósticos.

Eles são atualizados regularmente para garantir que os profissionais tenham as informações mais recentes.

Atualmente, estamos na 5ª edição do DSM, chamada DSM-5, e na 11ª edição da CID, a CID-11. Isso ajuda os profissionais a diagnosticar os sintomas de autismo de forma precisa e atualizada.

Quais são os sintomas de autismo em bebês?

Alguns sintomas de autismo comuns em bebês com menos de um ano de idade são notados pelos pais e cuidadores. Esses sinais incluem:

  • Ausência de sorriso social: isso significa que o bebê não sorri ou responde com um sorriso quando alguém se aproxima ou tenta brincar com ele.
  • Falta de contato visual: isso é frequentemente percebido durante a amamentação, quando o bebê não faz contato visual com a mãe ou cuidador, como é comum em bebês típicos.
  • Ausência de choro ou choro excessivo: alguns bebês com autismo podem não chorar quando estão com fome, desconfortáveis ou precisam de atenção, enquanto outros podem chorar excessivamente sem um motivo aparente.

Além desses sinais precoces, outro indicativo comum é a falta de interesse em seguir objetos visualmente ou a incapacidade de imitar atitudes, ou gestos à medida que o bebê cresce.

É importante lembrar que esses sinais podem variar de um bebê para outro, e a presença de um ou mais deles não significa automaticamente que a criança tenha autismo.

No entanto, se os pais ou cuidadores notarem esses sinais persistentemente, é aconselhável procurar orientação médica para uma avaliação mais aprofundada. Quanto mais cedo o autismo for identificado, mais cedo podem ser implementadas intervenções e apoio adequados.

Quais são os sintomas de autismo em crianças?

Outros sintomas de autismo que podem surgir à medida que a criança cresce incluem:

  • Atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala: a criança pode demorar mais para falar suas primeiras palavras ou pode ter dificuldade em se comunicar verbalmente.
  • Atraso ou dificuldade na coordenação motora fina e grossa: isso pode se manifestar como desafios na escrita, no uso de talheres, na prática de esportes ou em atividades que envolvem coordenação física.
  • Ecolalia: algumas crianças com autismo apresentam comportamentos de repetição, como repetir frases ou palavras que ouvem em desenhos animados, filmes ou em outras situações, mesmo que essas repetições não tenham contexto na comunicação atual. Esse comportamento é chamado de ecolalia.

É importante ressaltar que a presença de um ou mais desses sinais não é necessariamente indicativa de autismo por si só, mas podem ser indicativos de uma avaliação mais aprofundada por um profissional de saúde, especialmente se esses sinais persistirem ao longo do desenvolvimento da criança.

Quanto mais cedo o autismo for identificado, mais cedo intervenções apropriadas podem ser implementadas para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades.

Como saber se um adolescente ou adulto está no espectro autista?

Adolescente de touca e camiseta xadrez. Ela está olhando para cima com ar de dúvida.

Hoje em dia não é incomum que adolescentes e até mesmo pessoas adultas recebem o diagnóstico tardio de autismo. Isso porque a maioria delas está dentro do que chamamos de autismo nível 1 – ou autismo leve, quando há menos necessidade de suporte comparado aos outros graus de autismo.

Nesses casos, são frequentes os relatos de que essas pessoas tiveram uma infância complicada, na qual sofreram bullying e sempre se sentiram diferentes de outras pessoas com quem conviviam e com dificuldades na interação. Outros sinais de autismo em adolescentes e adultos são:

  • Ter dificuldade em entender e lidar com as chamadas “regras sociais”;
  • Dificuldade em perceber e entender expressões faciais e sinais não verbais (entrelinhas);
  • Apego a rotina e dificuldade em lidar com mudanças;
  • Se isolar com frequência e evitar se expor a situações onde vai encontrar com muitas pessoas, como festas e passeios em locais lotados.

Apesar da depressão e da ansiedade não serem sinais de autismo em adolescentes e adultos, eles podem desenvolver esses transtornos, principalmente porque a falta de diagnóstico faz com que se sintam incompreendidos e julgados.

Como é feito o tratamento de autismo?

O diagnóstico de autismo não é feito por meio de exames médicos e, portanto, pode levar um tempo para ser confirmado. É por isso que profissionais de saúde enfatizam a importância de iniciar o tratamento com intervenção precoce o mais cedo possível.

O tratamento para o autismo geralmente envolve uma equipe de profissionais de diversas especialidades, que trabalham juntos para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades. Essa equipe pode incluir profissionais da:

  • Psicologia: que ajuda a entender e abordar questões emocionais e comportamentais;
  • Terapia Ocupacional: que trabalha na melhoria das habilidades motoras e no desenvolvimento de habilidades práticas do dia a dia.
  • Fonoaudiologia: trabalhando na melhoria da comunicação, incluindo fala e linguagem.
  • Neuropediatria: com especialização no diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos em crianças.
  • Neuropsicologia: para avaliar e trabalhar nas funções cognitivas e no desenvolvimento intelectual.

Além disso, entre as abordagens de tratamento mais comuns para o autismo está a ABA (Análise do Comportamento Aplicada), que utiliza estratégias baseadas em evidências científicas para o desenvolvimento de pessoas com TEA.

Iniciar o tratamento precocemente e contar com uma equipe multidisciplinar pode fazer uma grande diferença no progresso e no desenvolvimento da criança com autismo.

Conclusão

O autismo é diferente para cada pessoa, com necessidades e capacidades únicas. Os sinais, como dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos, podem aparecer cedo na infância.

Começar o tratamento cedo com uma equipe de profissionais ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades e alcançar seu potencial. Com o apoio certo, as pessoas com autismo podem enfrentar os desafios do mundo de forma mais eficaz.

Equipes multidisciplinares de profissionais de saúde ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros especialistas.

Com o apoio adequado, as pessoas com autismo podem alcançar seu pleno potencial e enfrentar os desafios do mundo de maneira mais eficaz!

Para saber mais sobre as intervenções para o TEA, acesse o conteúdo abaixo:

Intervenções para o TEA

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Escala M-CHAT fica de fora da Caderneta da Criança O que são níveis de suporte no autismo? Segunda temporada de Heartbreak High já disponível na Netflix Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Dia Mundial de Conscientização do Autismo: saiba a importância da data Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso