Evidência científica

A regulação emocional da família na vida da criança com autismo

Há um provérbio famoso referente ao desenvolvimento de uma criança dentro de uma família: “É necessária uma aldeia para ...


Há um provérbio famoso referente ao desenvolvimento de uma criança dentro de uma família: “É necessária uma aldeia para criar uma criança”. De acordo com o estudo da Genial Care “Cuidando de Quem Cuida: um panorama sobre as famílias e o autismo no Brasil em 2020”, 48% das famílias sentem dificuldade em ter tempo para descanso e para si mesmo, dado que impacta diretamente na regulação emocional dos pais e na saúde familiar. Uma das estratégias para lidar com essa sensação é incluir a presença de outros familiares no dia a dia da sua criança.

A regulação emocional é a habilidade que um indivíduo tem de gerenciar seus próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos. Descobrir estratégias e atividades que contribuam com a regulação das nossas emoções é essencial para o nosso dia a dia, para a saúde das nossas relações e principalmente para nós mesmos. 

Quando falamos de autismo, a regulação emocional ainda carrega outro fator: cuidar das emoções pode contribuir com a saúde do núcleo familiar como um todo e com o aprendizado do autista. Isso acontece porque se torna possível observar comportamentos e pensar quais estratégias e intervenções podem ser realizadas diante de uma situação desafiadora com a sua criança para que ela também aprenda como se expressar positivamente diante daquela questão.

É preciso uma aldeia para criar uma criança e isso também inclui o cuidado dos pais. Pedir ajuda quando necessário e incentivar a relação do seu filho com outros parentes contribui para o desenvolvimento da sua criança e o fortalecimento emocional dela com outros familiares. Para começar, separamos algumas dicas.

Converse sobre o comportamento da criança com outros familiares

Ao observar o comportamento do seu filho como um detetive, você identifica quais são os gatilhos emocionais e as intervenções adequadas para cada momento. Dividir esse conhecimento com seus familiares contribui para que eles conheçam melhor a sua criança e participem das estratégias de cuidado que ela ou você precisarem.

Permita que a criança passe um tempo com os avós, tios e primos

Vivenciar momentos com outras pessoas da família contribui para fortalecer os laços emocionais entre seu filho e seus parentes. Além disso, também permite que ele amplie seus aprendizados na jornada de comportamento.

Divida os cuidados com outros familiares e permita que eles vivenciem isso sozinhos

Além de dividir sobre o comportamento da criança com outros familiares, permita que eles vivenciem os cuidados do seu filho sozinhos e aprendam como cuidar da sua criança, principalmente quando falamos dos pais. Observe a relação e os cuidados do pai da sua criança com olhos livres, pois ele também está em uma jornada de aprendizado do comportamento e das intervenções que seu filho precisa para se expressar melhor.

Se você tiver mais um filho, inclua as necessidades dele no dia a dia da criança com autismo

Reserve um tempo para incentivar atividades prazerosas que incluam a presença do irmão neurotípico  e da criança com autismo, de preferência algo que os dois gostam. Esse tipo de estratégia contribui com o aprendizado da criança atípica, reforça o momento de atenção dos pais para o dia a dia dos filhos e estreita o relacionamento das crianças uma com a outra. É importante ter certeza de que cada pessoa da família está tendo as suas necessidades cumpridas.

Se não puder fazer isso com a sua família, faça com os seus amigos

Além de manter contato com os seus amigos para se regular emocionalmente, também conte com eles na hora de criar seu filho. Muitas pessoas no mundo não têm a família como rede de apoio, mas encontram isso em seus amigos.

Nossa missão na Genial Care é  tornar os pais e mães protagonistas no cuidado da criança com autismo. Somos um serviço complementar e de apoio a esse cuidador em uma jornada que muitas vezes eles não se sentem preparados para viver justamente porque é um caminho novo. Queremos mostrar que é um caminho possível como qualquer outro. Clique neste link para saber mais e entre em contato conosco.

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.