Para aprender

O que fazer para não piorar as crises do meu filho?

Será que eu pioro as crises do meu filho com meu comportamento? Essa é uma dúvida de muitos familiares que convivem com ...


Será que eu pioro as crises do meu filho com meu comportamento? Essa é uma dúvida de muitos familiares que convivem com alguém no espectro do autismo. Se também é uma preocupação sua, saiba que você não está sozinho! 

Lidar com as crises de uma criança no espectro do autismo não é uma tarefa fácil para muitas famílias. Um exemplo claro disso é que 57% dos respondentes do estudo Cuidando de quem cuida: um panorama sobre as famílias e o autismo no Brasil em 2020 declararam não saber o que fazer ou como agir em situações desafiadoras com a criança. 

Embora cada criança seja única, e não exista uma fórmula mágica para garantir que a crise vai passar, algumas dicas do que fazer e não fazer podem te ajudar nesses momentos difíceis. Vamos te ajudar com isso!

O que não fazer durante a crise?

Não grite

Com as emoções à flor da pele, é mais provável elevar o tom de voz, especialmente quando queremos falar mais alto que o som emitido pela criança. Mas gritar só vai deixá-la mais desregulada e pode agravar a situação. 

Agir sem pensar e refletir

Se isso já aconteceu alguma vez, não precisa se culpar. É perfeitamente natural que a família entre em desespero e até chore em um momento de crise da criança. No entanto, se você não estiver bem, ela tampouco vai ficar. Por isso, respire fundo e se regule emocionalmente antes de querer ajudá-la, ok?

Se preocupar com os olhares alheios 

É óbvio que se sentir exposta e julgada pelo fato da criança estar tendo uma crise e ninguém compreender o que está acontecendo é bastante desagradável. Mas tente não se preocupar com o que os outros vão pensar e foque em minimizar a crise para que a criança se sinta tranquila. 

Pode parecer difícil, mas olha o exemplo da Josie Ferreira, mãe do Mateus e criadora da página "Autismo: meu filho, seu mundo". "Andava com panfletos, e cheguei até a fazer uma camiseta escrito ‘meu filho é especial (autista) e estou fazendo com que ele se comporte bem em público. Caso esse bom comportamento não aconteça, peço-lhes desculpas. Sou apenas uma mãe lutando por seu filho especial", conta

Muitas vezes, os olhares acontecem porque as pessoas não entendem o que está acontecendo e não tem como ajudar. Se ainda assim eles persistirem, isso não diz respeito a vocês. 

Pode ajudar se você… 

Levar a criança para um lugar mais tranquilo

Lembra que a maioria das crises pode acontecer por causa da exposição a muitos estímulos de uma só vez? Pois, bem, levar a criança para um lugar mais sossegado e longe desses estímulos já é um passo enorme para que a crise se abrande. 

Além disso, muitos lugares, como aeroportos, já têm uma sala especial para garantir que pessoas com autismo fiquem mais tranquilas e consigam se acalmar em momentos de crise. Viva a inclusão! 

Tentar entender o que causou a crise

Algumas causas podem ser mais aparentes, enquanto outras são mais difíceis de descobrir. Ainda assim, é essencial que você reflita por um momento e tente entender o que ocasionou aquele comportamento, para evitar que ele se repita mais vezes ou criar estratégias que vão ajudar a manejá-los no futuro, 

Aja como um detetive, anote tudo! 

A crise passou, você e seu filho se acalmaram e isso já é página virada. Agora, volte ao momento da crise e tente analisar o que aconteceu. Lembra dos componentes de cada comportamento, né? Então descreva-os detalhadamente e compartilhe essas informações com todos que fazem parte do convívio com a criança: outros familiares, professores e funcionários da escola, a equipe multidisciplinar etc. Transmite seus aprendizados para que outras pessoas também saibam o que fazer, caso você não esteja por perto.

Leia mais

Como lidar melhor com suas emoções?

Fontes

Cuidar Genial 
Instituto Neurosaber

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.