Fundamentos

Existe teste para autismo?

O autismo ainda é um transtorno bastante complexo para muitos de nós. Pessoas que fazem parte do espectro têm formas de ...


O autismo ainda é um transtorno bastante complexo para muitos de nós. Pessoas que fazem parte do espectro têm formas de pensar e agir que são muito diferentes do que é comum para aqueles considerados neurotípicos. Por isso, o processo de diagnóstico de alguém com autismo é feito de forma clínica e observacional. Isso significa que, ao contrário de outras condições, não existe um único exame cujo resultado determine se aquele indivíduo está ou não no espectro do autismo. 

Apesar disso, ao pesquisar pelos sinais de autismo, muitas pessoas passam a se questionar se estariam ou não no espectro também. Nesse momento, algumas tendem a procurar por especialistas que possam ajudar na busca por esse parecer médico, outras pessoas que são ou convivem com autistas e até por teste online de autismo. Te explicamos um pouco mais a seguir sobre os testes online mais famosos e que, supostamente, identificam traços de autismo. 

Teste online de autismo é confiável?

Na internet é possível encontrar milhares desses links que levam a testes online de autismo com promessas para identicar se a pessoa está ou não no espectro. Claro que é preciso ir com calma ao respondê-los, mesmo que só na curiosidade, porque muitos podem ser tendenciosos e te levar a crer que tem uma condição inexistente. Cuidado com o “doutor Google”, hein? 😉 Nada substitui uma avaliação médica profissional e especializada.

Teste de patologia do Ursinho Pooh 

Febre nas redes sociais, especialmente no Twitter, em 2019, o teste do Ursinho Pooh faz parte de um estudo publicado pela revista Canadian Medical Association Journal e identifica o usuário como um dos personagens do desenho infantil, que teria algum transtorno ou condição psiquiátrica.

A relação entre os transtornos e a obra de Alan Alexander Milne se deve a uma famosa teoria de que todos os personagens de Ursinho Pooh teriam alguma condição psicológica. De acordo com a tese: 

  • Pooh: transtorno de déficit de atenção (TDA)
  • Leitão: transtorno de ansiedade
  • Tigrão: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Abel: transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
  • Guru: transtorno do espectro do autismo (TEA)
  • Bisonho: depressão
  • Cristóvão: esquizofrenia.

O teste de patologia do Ursinho Pooh desenvolvido pelos pesquisadores Sarah E. Sheae Kevin Gordon conta com 33 perguntas cujas respostas são níveis de “concordo” e “discordo” definidos por uma régua e é possível, ainda, permanecer neutro. 

Teste de autismo em adulto

O teste de autismo em adulto foi desenvolvido por cientistas há algumas décadas e aplicado em pessoas com diagnóstico de TEA. Por meio de um questionário que foi possível identificar comportamentos restritos e repetitivos comuns em pessoas no espectro. 

Em 2018, o site Autism Speaks publicou uma reportagem (em inglês) sobre um teste desenvolvido por cientistas que foi considerado a primeira forma de autoavaliação para encontrar traços de autismo em adultos

Autismo 'leve': teste  AQ é o recomendado

Outro da lista é o Teste de AQ – ou teste de Quociente do Espectro Autista, criado pelo psicólogo Simon Baron-Cohen e seus colegas do Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge, que mede a extensão dos traços autistas em adultos. Ele também é conhecido como 'teste do autismo leve' ou teste da síndrome de Asperger.

De acordo com ele, pessoas que assinalam ‘concordo totalmente’ em 32 ou mais perguntas são consideradas com traços de autismo. O teste está disponível tanto online quanto no apêndice do livro “Cérebro Autista”, da Ph.D em zootecnia e autista Temple Grandin. 

Diagnóstico TEA: algum teste de autismo consegue fazer com precisão?

Existem diversos tipos de testes de autismo, como o AQ e outros testes online desenvolvidos por cientistas e avaliado por muitas pessoas, inclusive as que estão no espectro do autismo. Apesar disso, todos os pesquisadores afirmam que nenhum deles é suficiente para determinar um diagnóstico de autismo

O principal objetivo por trás do desenvolvimento desses testes é fazer com que pessoas que tenham dúvidas possam realizá-los e, a partir deles, se sentirem mais confortáveis em buscar ajuda de uma equipe multidisciplinar para entender se está ou não no espectro do autismo.

Genial Care: equipe especializada em Transtorno do Espectro do Autismo

É essencial buscar orientação de especialistas no TEA. Opte por profissionais que trabalhem com bases em evidências científicas, como o conselho clínico da Genial Care que tem vasta experência em auxiliar pais de autistas inclusive em momentos de crise. 

Você pode se interessar também

Receba novos conteúdos por email

Enviamos semanalmente novas edições da nossa newsletter, com conteúdos científicos sempre atualizados para você e sua família.