Fundamentos

Existe teste para autismo?

O autismo ainda é um transtorno bastante complexo para muitos de nós. Pessoas que fazem parte do espectro têm formas de ...


O autismo ainda é um transtorno bastante complexo para muitos de nós. Pessoas que fazem parte do espectro têm formas de pensar e agir que são muito diferentes do que é comum para aqueles considerados neurotípicos. Por isso, o processo de diagnóstico de alguém com autismo é feito de forma clínica e observacional. Isso significa que, ao contrário de outras condições, não existe um único exame cujo resultado determine se aquele indivíduo está ou não no espectro do autismo. 

Apesar disso, ao pesquisar pelos sinais mais comuns que podem identificar o autismo em alguém, muitas pessoas passam a se questionar se estariam ou não no espectro também. Nesse momento, algumas tendem a procurar por especialistas que possam ajudar na busca por esse parecer médico, outras pessoas que são ou convivem com autistas e até por testes rápidos para identificar autismo online. Te explicamos um pouco mais a seguir sobre os testes online mais famosos e que, supostamente, identificam traços de autismo. 

Teste online para autismo é confiável?

Na internet é possível encontrar milhares desses links que levam a testes com promessas de identificar se uma pessoa está ou não no espectro do autismo. Claro que é preciso ir com calma ao respondê-los, mesmo que só na curiosidade, porque muitos podem ser tendenciosos e te levar a crer que tem uma condição inexistente. Cuidado com o “doutor Google”, hein? 😉 Nada substitui uma avaliação médica profissional e especializada.

Teste do Ursinho Pooh 

Febre nas redes sociais, especialmente no Twitter, em 2019, o teste do Ursinho Pooh faz parte de um estudo publicado pela revista Canadian Medical Association Journal e identifica o usuário como um dos personagens do desenho infantil, que teria algum transtorno ou condição psiquiátrica.

A relação entre os transtornos e a obra de Alan Alexander Milne se deve a uma famosa teoria de que todos os personagens de Ursinho Pooh teriam alguma condição psicológica. De acordo com a tese: 

  • Pooh: transtorno de déficit de atenção (TDA)
  • Leitão: transtorno de ansiedade
  • Tigrão: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Abel: transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
  • Guru: transtorno do espectro do autismo (TEA)
  • Bisonho: depressão
  • Cristóvão: esquizofrenia.

O teste desenvolvido pelos pesquisadores Sarah E. Sheae Kevin Gordon conta com 33 perguntas cujas respostas são níveis de “concordo” e “discordo” definidos por uma régua e é possível, ainda, permanecer neutro. 

Teste desenvolvido por cientistas

Em 2018, o site Autism Speaks publicou uma reportagem (em inglês) sobre um teste desenvolvido por cientistas que foi considerado a primeira forma de autoavaliação para encontrar traços de autismo em adultos

Por meio de um questionário que foi avaliado também por pessoas que já tinham diagnóstico de TEA, dizia-se ser possível identificar comportamentos restritos e repetitivos comuns em pessoas no espectro. 

Teste de QA

Outro da lista é o Teste de QA – ou teste de Quociente do Espectro Autista, criado pelo psicólogo Simon Baron-Cohen e seus colegas do Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge, que mede a extensão dos traços autistas em adultos. 

De acordo com ele, pessoas que assinalam ‘concordo totalmente’ em 32 ou mais perguntas são consideradas com traços de autismo. O teste está disponível tanto online quanto no apêndice do livro “Cérebro Autista”, da Ph.D em zootecnia e autista Temple Grandin. 

Algum desses testes têm eficácia comprovada no diagnóstico de autismo?

Apesar de muitos desses testes para identificar autismo citados – e outros – terem sido desenvolvidos por cientistas e avaliado por muitas pessoas, inclusive as que estão no espectro do autismo, todos os pesquisadores afirmam que nenhum deles é suficiente para determinar um diagnóstico de TEA. 

O principal objetivo por trás do desenvolvimento desses testes é fazer com que pessoas que tenham dúvidas possam realizá-los e, a partir deles, se sentirem mais confortáveis em buscar ajuda de uma equipe multidisciplinar para entender se está ou não no espectro do autismo.

Por isso, caso faça algum desses testes e obtenha um resultado positivo para traços de autismo, é essencial buscar orientação de especialistas no TEA. Opte por profissionais que trabalhem com bases em evidências científicas, como o conselho clínico da Genial Care 🙂

Similar posts

Get notified on new marketing insights

Be the first to know about new B2B SaaS Marketing insights to build or refine your marketing function with the tools and knowledge of today’s industry.