Genial Care

Pesquisar
coronavirus e autismo

Coronavírus e autismo: como lidar com as mudanças na pandemia

O Brasil passa pela segunda onda da pandemia provocada pelo novo coronavírus, e as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para contenção do vírus vêm, desde o início, causando uma mudança significativa na vida de quem convive com crianças no espectro do autismo. Por isso, muitas famílias têm vivido com muito estresse e dificuldade em lidar com os comportamentos desafiadores do autismo causados pelo coronavírus.

Pensando em como ajudar as famílias e também os profissionais que atendem crianças com autismo nesse período, nossa líder clínica Ashley Curcio, em parceria com a doutora Liliana Rocha, escreveu um artigo com dicas e recomendações para regulação emocional e manejo de comportamentos desafiadores, pensando não só nas dificuldades causadas pelo coronavírus para quem está no autismo, mas também para o dia a dia. Veja a seguir:

Autorregulação emocional

Para iniciar o processo de autorregulação emocional, é necessário compreender nossos próprios sentimentos e encontrar uma atividade que nos ajuda a combater o estresse

“No momento em que você se sentir se afogando na onda de desespero, lembre-se de NADAR!” , é assim que a doutora Liliane propõe que comecemos a refletir sobre o momento atual e também consigamos iniciar o processo de autorregulação emocional.

É importante pensar o seguinte: “Como estou me sentindo? O que meu filho está fazendo? O que me fez sentir assim?”

Lembre-se: quando seu corpo libera hormônios do estresse, certas partes do cérebro são prejudicadas (por exemplo: solução de problemas, comunicação, pensamento crítico). É essencial que você faça exercícios para se manter emocionalmente equilibrado, afinal são eles que ajudam a manter seu sistema nervoso o mais regulado possível.

Uma prática recomendada para lidar com momentos de crise e dificuldade de regulação emocional é o ‘jogo do senso’, que consiste uma série de ações usando nossos sentidos para nos trazer de volta à realidade

Lembre-se de Nadar! (Mas o que isso significa?)

Note

Diante de uma dificuldade de regulação emocional, você pode praticar o que chamamos de ‘jogo do senso’, que assim como o próprio nome já diz se trata de uma série de ações que usam seus sentidos e te trazem de volta à realidade. Deixamos um guia abaixo, mas é importante ressaltar que você não precisa segui-la à risca e fazer sempre as 5 etapas. Pode fazer o que ajudar mais ou até misturar a ordem:

  • 5: Reconheça 5 coisas que você vê ao seu redor e as nomeie mentalmente
  • 4: Reconheça 4 coisas que você pode tocar ao seu redor
  • 3: Reconheça 3 coisas que você ouve
  • 2: Reconheça 2 coisas que você pode cheirar
  • 1: Reconheça 1 coisa que você pode provar (paladar)

O que você também pode fazer de imediato

Além de praticar o jogo do senso e também de se exercitar constantemente, existem algumas coisas que você pode – e deve – fazer para passar por esse período de uma maneira mais tranquila e proporcionar mais bem-estar para toda sua família. Veja abaixo.

Aceitar 

“Esta é uma crise global. Não há nada que eu ou alguém possa fazer para corrigir isso imediatamente. Estamos fazendo o melhor que podemos.”

Deixar rolar

Continue se engajando nos exercícios mencionados acima. Continue “notando” e fique conectado com o sistema de suporte que você tem ao seu redor, da forma mais segura possível (por exemplo, telessaúde, zoom, whatsapp, skype).

  • Se fizer sentido no seu contexto:

continue usando as ferramentas que o time de suporte do seu filho já tem montado e que ajudou o ajudou até agora. Por exemplo: rotina visual, economia de fichas, suportes visuais para completar tarefas ou brincar, CAA (comunicação alternativa e ampliada).

Aja de acordo com o que importa

Invés de se perguntar “como posso ajudar meu filho?”. Pergunte a você mesma as seguintes questões:

1- O que eu valorizo como  (mãe/pai?) – Isso pode ser aplicado a qualquer aspecto da sua vida e com qualquer outra relação afetiva (filho, marido, esposa).

2- Como isso se manifesta no meu dia a dia? Aqui temos alguns exemplos de valores e ações comprometidas* que mostram como você pode mensurar esses valores de uma forma prática e real.

O valor é o que você deseja e o comportamento alvo o que pode ajudar a determiná-lo:

  • VALOR: autonomia do meu filho

COMPORTAMENTO-ALVO: número de atividades independentes em que a criança se envolve sem a presença dos pais

  • VALOR: estar mais presente com meu filho

COMPORTAMENTO-ALVO: número de minutos gastos em brincadeiras com meu filho (sem meu telefone ou outras distrações)

  • VALOR: cuidar de mim

COMPORTAMENTO-ALVO: número de atividades concluídas com a ausência da criança

Quando você identifica termos observáveis e mensuráveis para esses comportamentos,  você adquire mais capacidade de:

A: Captar os momentos em que seu filho está exibindo novas habilidades que você nunca viu. Lembre-se de reforçá-las. Ou seja, incentivar seu filho a vivenciar e executar aquelas habilidades novamente, além de elogiar e destacar o comportamento para eles.

B:Emparelhar ação com a palavra (falar o que você está fazendo quando estiver fazendo) ajuda a criança a começar a entender a linguagem e aumentar o vocabulário.

C: Apresentar atividades que exponham seu filho às metas/conceitos nos quais vocês estão trabalhando. Por exemplo, identificar itens, categorizar, imitar, solicitar e comentar, após uma análise visual da tarefa, habilidades da vida diária, atributos, conceitos de matemática e leitura.

D: Aproveite as oportunidades de aprendizado que ocorrem naturalmente. Em outras palavras, incorpore metas (acima – C) em momentos em que estão cozinhando juntos, lavando roupa, tomando banho, escovando os dentes, brincando com os irmãos, esperando as refeições, jogando independentemente e assim por diante.

Ashley e Liliane recomendam que você anote seus valores, comportamentos-alvos e ações que se compromete a fazer. Além disso, é importante que você leia e reveja continuamente a lista. Todos os dias pela manhã com um café funciona para muita gente, ou o máximo de vezes que puder.

Você ficará impressionado com o impacto que um compromisso tão simples pode ter.

Respire

Lembre-se que a ideia aqui é fornecer uma pausa em seus pensamentos

ruminantes e fornecer oxigênio ao cérebro para, fisicamente, “acalmar seus nervos”.

Dicas e conceitos gerais para lembrar:

1- Fornecer previsibilidade (informe o que vai acontecer e quando) e papéis produtivos são essenciais para o sucesso!

2- Ao assistir TV: inserir programas educativos e ficar “presente” com seu filho pode promover oportunidades de aprendizagem, conexão que ajuda com o estresse e regulação emocional (lembrem que seus filhos sentem o que vocês estão sentindo e emitindo).

Sabemos o quanto o coronavírus impactou pessoas que estão no autismo. Por isso, coloque as dicas em prática, estamos empolgadas para saber se elas ajudaram na sua rotina!

Conheça nosso atendimento para autismo

Esse artigo foi útil para você?

Filha de Demi Moore e Bruce Willis revela diagnóstico de autismo Lei obriga SUS a aplicar Escala M-chat para diagnóstico de autismo Brinquedos para autismo: tudo que você precisa saber! Dia internacional das mulheres: frases e histórias que inspiram Meltdown e Shutdown no autismo: entenda o que significam Veja o desabafo emocionante de Felipe Araújo sobre seu filho autista Estádio do Palmeiras, Allianz Parque, inaugura sala sensorial Cássio usa camiseta com número em alusão ao Autismo Peça teatral AZUL: abordagem do TEA de forma lúdica 6 personagens autistas em animações infantis Canabidiol no tratamento de autismo Genial Care recebe R$ 35 milhões para investir em saúde atípica Se o autismo não é uma doença, por que precisa de diagnóstico? Autismo e plano de saúde: 5 direitos que as operadoras devem cobrir Planos de saúde querem mudar o rol na ANS para tratamento de autismo Hipersensibilidade: fogos de artifício e autismo. O que devo saber? Intervenção precoce e TEA: conheça a história de Julie Dutra Cezar Black tem fala capacitista em “A Fazenda” Dia do Fonoaudiólogo: a importância dos profissionais para o autismo Como é o dia de uma terapeuta ocupacional na rede Genial Care? O que é rigidez cognitiva? Lei sugere substituição de sinais sonoros em escolas do Rio de janeiro 5 informações que você precisa saber sobre o CipTea Messi é autista? Veja porque essa fake news repercute até hoje 5 formas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas Como usamos a CAA aqui na Genial Care? Emissão de carteira de pessoa autista em 26 postos do Poupamento 3 séries sul-coreanas sobre autismo pra você conhecer! 3 torcidas autistas que promovem inclusão nos estádios de futebol Conheça mais sobre a lei que cria “Centros de referência para autismo” 5 atividades extracurriculares para integração social de crianças no TEA Como a Genial Care realiza a orientação com os pais? 5 Sinais de AUTISMO em bebês Dia das Bruxas | 3 “sustos” que todo cuidador de uma criança com autismo já levou Jacob: adolescente autista, que potencializou a comunicação com a música! Síndrome de asperger e autismo leve são a mesma coisa? Tramontina cria produto inspirado em criança com autismo Como a fonoaudiologia ajuda crianças com seletividade alimentar? Genial Care Academy: conheça o núcleo de capacitação de terapeutas Como é ser um fonoaudiólogo em uma Healthtech Terapeuta Ocupacional no autismo: entenda a importância para o TEA Como é ser Genial: Mariana Tonetto CAA no autismo: veja os benefícios para o desenvolvimento no TEA Cordão de girassol: o que é, para que serve e quem tem direito Como conseguir laudo de autismo? Conheça a rede Genial para autismo e seja um terapeuta de excelência Educação inclusiva: debate sobre acompanhantes terapêuticos para TEA nas escolas Letícia Sabatella revela ter autismo: “foi libertador” Divulgação estudo Genial Care O que é discalculia e qual sua relação com autismo? Rasgar papel tem ligação com o autismo? Quem é Temple Grandin? | Genial Care Irmãos gêmeos tem o mesmo diagnóstico de autismo? Parece autismo, mas não é: transtornos comumente confundidos com TEA Nova lei aprova ozonioterapia em intervenções complementares Dicas de como explicar de forma simples para crianças o que é autismo 5 livros e HQs para autismo para você colocar na lista! Como é para um terapeuta trabalhar em uma healthcare? Lei n°14.626 – Atendimento Prioritário para Pessoas Autistas e Outros Grupos Como fazer um relatório descritivo? 7 mitos e verdades sobre autismo | Genial Care Masking no autismo: veja porque pessoas neurodivergentes fazem Como aproveitar momentos de lazer com sua criança autista? 3 atividades de terapia ocupacional para usar com crianças autistas Apraxia da fala (AFI): o que é e como ela afeta pessoas autistas Por que o autismo é considerado um espectro? Sala multissensorial em aeroportos de SP e RJ 18/06: dia Mundial do orgulho autista – entenda a importância da data Sinais de autismo na adolescência: entenda quais são Diagnóstico tardio da cantora SIA | Genial Care Autismo e futebol: veja como os torcedores TEA são representados MMS: entenda o que é o porquê deve ser evitada Tem um monstro na minha escola: o desserviço na inclusão escolar Autismo e esteriótipos: por que evitar associar famosos e seus filhos Diagnóstico tardio de autismo: como descobrir se você está no espectro? Autismo e TDAH: entenda o que são, suas relações e diferenças Eletroencefalograma e autismo: tudo que você precisa saber Símbolos do autismo: Veja quais são e seus significados Neurodivergente: Saiba o que é e tire suas dúvidas Como ajudar crianças com TEA a treinar habilidades sociais? Prevalência do autismo: CDC divulga novos dados Show do Coldplay: momento inesquecível para um fã no espectro Nova temporada de “As Five” e a personagem Benê Brendan Fraser e seu filho Griffin Neuropediatra especializado em autismo e a primeira consulta Dia da escola: origem e importância da data comemorativa Ecolalia: definição, tipos e estratégias de intervenção Park Eun-Bin: descubra se a famosa atriz é autista Síndrome de Tourette: entenda o que aconteceu com Lewis Capaldi 10 anos da Lei Berenice Piana: veja os avanços que ela proporcionou 7 passos para fazer o relatório descritivo da criança com autismo Diagnóstico tardio de autismo: conheça a caso do cantor Vitor Fadul Meu filho foi diagnosticado com autismo, e agora? Conheça a Sessão Azul: cinema com salas adaptadas para autistas Síndrome sensorial: conheça o transtorno de Bless, filho de Bruno Gagliasso Escala M-CHAT: saiba como funciona! Déficit na percepção visual: Como a terapia ocupacional pode ajudar? 3 aplicativos que auxiliam na rotina de crianças autistas 3 Animações que possuem personagens autistas | Férias Geniais